quinta-feira, 1 de julho de 2010

Inspiração

 Oi gente (eu)!

Alguém conhece um site chamado Peixe Urbano? (Sim, eu conheço). É maravilhoso! Você se cadastra e quase todo dia eles te mandam algo legal em promoção. 

Por exemplo, eu paguei R$ 3,00 na assinatura do plano trimestral (que custa R$ 49,90) da Blockbuster Online. O plano dá direito à alugar 3 DVD's de uma só vez por quanto tempo eu quiser. Eu já aluguei alguns filminhos que eu queria ver:
- Sherlock Holmes (bonzinho);
- 2012 (agradável surpresa, nota 10 para os efeitos especiais);
- Julie & Julia (fantástico! Meryl Streep é sensacional);
- Amor sem Escalas (George Clooney é George Clooney, amei a Anna Kendricks, mas é filme pra assistir domingo à tarde);
- Avatar (adorei a visão espiritualizada da natureza trazida pelo filme, já tinha visto no cinema, e foi legal assistir de novo); e 
- Invictus (post sobre o filme).

Simplificando, Invictus é um filme sobre a África do Sul, sobre Rugby e sobre Nelson Mandela. Eu achei muito mais. Eu morei na África por 5 anos. Morei em Luanda, Angola. A primeira vez eu tinha 2 anos quando lá cheguei e só me lembro de ir a praia todos os dias. Na segunda vez eu tinha 17 e fiquei só por 6 meses, mas me lembro de tudo. 

Morar na África pode parecer algo terrível. Eu discordo de qualquer pessoa que disser que a África é horrível. Nenhum lugar nesse mundo possui tanta riqueza ou beleza como àquela terra. Sou brasileira, moro no Rio de Janeiro, sou acostumada à belezas naturais. Mas, a Àfrica possui algo mágico, quase enigmático que a torna tão maravilhosa. Ainda hoje me lembro do cheiro (de centenas de plantas desconhecidas), das cores (muitas) e principalmente do pôr-do-sol que não há mais belo em nenhum outro lugar (e, graças à Deus, já vi belos lugares).

Nelson Mandela (Madiba para os intímos e seguidores) sempre foi uma figura admirável, mas o filme me mostrou algo que eu não sabia ou não tinha percebido: ele é um visionário. Se antes eu já o admirava agora tenho por ele um carinho quase paternal. O homem é um conhecedor de pessoas. Poucas pessoas conhecem as pessoas. Desculpem a redundância, mas conhecer o próximo talvez seja a coisa mais importante a se fazer nessa vida. Nelson Mandela, além de tudo conhece o perdão. Ele foi capaz de perdoar àqueles que tanto o maltrataram, que maltrataram o seu povo. E foi capaz de perdoar visando um país maior e melhor. Mandela disse a coisa que até me arrepiou: não se pode esperar grandeza nutrindo sentimentos pequenos. Não foram essas suas exatas palavras, mas a idéia é essa. Brilhante, não? O nome do filme é um poema que o ajudou a suportar os 27 anos de prisão (acredita?) numa cela minúscula. Não fosse esse poema, Madiba (depois do filme me sinto intíma) talvez ficasse louco ou não tivesse suportado. 

INVICTUS

OUT of the night that covers me,
  Black as the Pit from pole to pole,
I thank whatever gods may be
  For my unconquerable soul.
  
In the fell clutch of circumstance         5
  I have not winced nor cried aloud.
Under the bludgeonings of chance
  My head is bloody, but unbowed.
  
Beyond this place of wrath and tears
  Looms but the Horror of the shade,  10
And yet the menace of the years
  Finds, and shall find, me unafraid.
  
It matters not how strait the gate,
  How charged with punishments the scroll,
I am the master of my fate:  15
  I am the captain of my soul.
William Ernest Henley

"Não importa o quão estreito seja o portão,
Nem quão duros sejam os castigos,
Eu sou mestre do meu destino:
Eu sou capitao da minha alma."


Invictus = invencível em latim. Vale muito, muito mesmo, assistir!

Beijos

4 comentários:

rosana disse...

NOSSA QUE POST BACANA...ADOREI....PRINCIPALMENTE ESTA PARTE....
Não se pode esperar grandeza nutrindo sentimentos pequenos.
EU CONCORDO....AS VEZES SOFREMOS PQ FICAMOS MASTIGANDO COISAS QUE NOS FAZEM SÓ MAL...AMEI...FALOU MUITO COMIGO...E HOJE ESTOU TÃO DEPRE....BJINHOS LINDA.

Flávia disse...

Angie, eu li tá!!! vou assistir o filme apesar de já conhecer a vida de Mandela em outro filme: MANDELA - A Luta pela liberdade, maravilhoso, retrata também as grandes qualidades deste GRANDE HOMEM!
Veja também vc vai gostar. Bjssss

Silvia disse...

Nossa, depois do seu post meu conceito sobre conhecer a África mudou. Era um lugar que apesar de ter uma curiosidade histórica enorme em conhecer, não estava na lista de países a visitar. Agora eu fiquei com vontade de ver a África que você descreve, e olha que eu não sou uma pessoa de belezas naturais =)

Estou com todos esses filmes que você falou aqui em casa para ver, e sempre deixo Invictus para um dia onde eu esteja com disposição de encarar uma história que eu sei que vai mexer comigo. É um filme que eu me arrependo de não ter visto no cinema.

Ggostei de Sherlock, mas acho que o fato de ver no cinema ajuda a tornar o filme mais interessante. E eu sou super fã do estilo Guy Ritchie. E fica uma sugestão BEM despretensiosa para quem gosta de um estilo mais terror: Garota Infernal da Diablo Cody, muita gente falou mal, mas o filme é quase uma sátira aos filmes de terror jovens e não tem nada de muito assustador ou nojento no estilo do Chamado.

Saudades! Como estão as coisas? Vamos combinar uma saída?

Beijocas!

Russinha disse...

Tb escrevi sobre esse filme! Outra perspectiva, mas mtooo bom! E esse poema realmente é inspirador!
"Não importa o quão estreito seja o portão,
Nem quão duros sejam os castigos,
Eu sou mestre do meu destino:
Eu sou capitao da minha alma."