quarta-feira, 4 de março de 2015

Precisamos falar sobre nossas crianças

 "Eduquem-se os meninos e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras. 

Precisamos falar sobre Kevin é um filme de 2011 que revela um embate bastante em voga: infância vs futuro. Kevin nasceu de uma mãe problemática que não desejava ter filhos mas mesmo assim teve por pressão do marido e da sociedade. A relação mãe e filho nunca se consolidou e o resultado é uma festival de maldades praticadas por Kevin sem que sua mãe conseguisse chegar até o seu coração. Por fim, Kevin comete uma chacina na escola onde estuda, uma tragédia comum nas escolas americanas.

Precisamos falar sobre nossas crianças. Essas crianças de hoje são o futuro e se não fizermos algo seremos sujeitos a degradação da infância que ocorre nos dias de hoje. Essa semana morreu um jovem de 23 anos após ingerir 30 doses de vodca. O que leva um jovem a ingerir 30 doses de vodca???? Junto a ele outros tantos que não morreram mas precisaram ser atendidos em Unidades de Saúde. 

No perfil do Facebook do jovem, sua citação favorita: "melhor morrer de vodca do que de  tedio". Nossos jovens estão entediados?

 Muito se fala em redução da maioridade penal para 16 anos. Minha humilde opinião é à favor da redução (lembre que opinião é igual bunda, cada um tem a sua). Atualmente a maioridade penal chega aos 18 anos, acho que reduzir para 16 somente dificultará a vida de quem usa essas crianças menores para praticar crimes sem punição. 

Isso, porém, não é o foco da questão. Ontem, ao caminho de casa, uma mulher de rua batia no seu filho que deveria ter a idade da minha filha mais nova: 1 ano. Tive vontade de enforcar a vaca, mas isso só me causaria problemas. Doeu meu coração ver aquele pingo de gente claramente magoado com a mãe que gritava e batia nele por motivo que nem ela sabia. Essa criança crescerá e o que será dela?

Crianças são seres dotados de amor e compreensão que nós adultos muitas vezes não enxergamos perdidos em nossos próprios problemas. O que torna uma criança pura e livre de maldade é sua inocência. Precisamos cuidar das crianças pra que não seja necessário colocá-las atrás de grades. Não é ódio ou preconceito o que me leva a crer (não é uma verdade absoluta) que depois que se perde a inocência, não há mais o que fazer.

Tenho duas filhas e uma responsabilidade absurda de torna-las pessoas de bem ou ao menos pessoas conscientes do bem ou do mal que praticam. Como fazer isso sem correr o risco de que elas se percam? No meu caso, tenho uma estrutura familiar e econômica para procurar fazer isso positivamente. O que dizer, porém, dessas crianças que nascem jogadas à sorte? Mais e mais crianças nascendo sem estrutura, sem condição, sem amor, sem o básico de saúde e educação. O que será delas?

Mais importante do que a redução da maioridade penal é falar sobre as nossas crianças. O que será feito pelas crianças?

Recentemente foi promulgada a lei chamada "Lei da palmada" que em linhas gerais proíbe a mãe de bater nos seus filhos sob o argumento de que violência gera violência. Mais estapafúrdio é o Governo achar que assim erradica a violência infantil. Crianças continuam sendo espancadas, muitas mortas, vítimas de pais e mães despreparados e incapazes. 

Precisamos falar sobre nossas crianças. Elas serão o futuro onde as minhas filhas e os filhos de vocês viverão. 

Clamam por revolução política. Eu clamo por uma REVOLUÇÃO INFANTIL. Vamos prestar atenção nas crianças!

Nenhum comentário: