quarta-feira, 14 de abril de 2010

Amigos: você os tem?




Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. (...)
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.(...)
A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
Popularmente, disse-se que "o cão é o melhor amigo do homem".

Fonte: Wikipedia

Quando mais nova meu sonho era ter muitos amigos. Muitos amigos, na minha concepção, eram muitos convites pra festas, pra viagens, churrascos e barzinhos. Mas, não tive muitos amigos. Haviam convites, mas conhecia pessoas que tinham muito mais. Isso me deixava um pouco triste, me sentia impopular e me questionava o porquê disso. Apesar disso, fiz grandes amizades com os livros: conheci o Harry Potter, a Sofia, a Anne Frank e alguns outros. Nessa época também descobri o espiritismo, mas isso é assunto pra outro post num dia mais inspirado.

Hoje vejo que fui feliz em não ter tantos amigos. Essas pessoas não são amigas. Lembro que por diversas vezes, em churrascos e festas, cercada por várias pessoas, me sentia imensamente sozinha e desejava apenas voltar para os meus livros e o conforto do meu edredon.

Tenho pensado muito sobre o assunto. Me considero uma pessoa sozinha: meus pais moram fora, meus irmãos quase não participam da minha vida, primos todos em SP, meu namorado trabalha demais, no trabalho não sei em quem confiar ou se devo sequer confiar em alguém. Restam-me os amigos e foi ai que começei a pensar e cheguei à seguinte conclusão: amigo, no sentido de amizade comoeladeveser, só um.

Fiquei feliz com essa constatação. Premiado aquele que tem um amigo pra chamar de seu. Nesse mundo a palavra amizade está fora de moda, assim como fraternidade e amor soam quase como Sidney Magal e sua Sandra Rosa Madalena.

Façam o seguinte. Olhem a sua volta e reflitam. Agora responda: você os tem?

Bom dia!

6 comentários:

Ju disse...

Eu também me sinto sozinha muitas vezes, e sei que nem todos que me cercam são meus amigos. Pois sei que não posso contar com eles sempre que preciso... Enfim, não que eles sejam pessoas piores ou melhores por isso. Mas simplesmente pelo fato de não estarem disponíveis. Pq para ser amigo, vc tem querer estar disponível para aquela pessoa.

Eu me considero uma pessoa privilegiada, pois sei que tenho a sua amizade.

beijinhos, ju

Geli, Angie, Angel, Angélica disse...

Amiga, podes crer que sim! Beijos

Flávia disse...

Caraca, depois do seu post e da resposta da Julia, conclui, não sou só eu que penso assim, que tenho esses pensamentos desde a infância, rsrs. E olha que minha mãe mora perto de mim e sempre que pode faz esse papel, mas nem sempre porque tem muitas pessoas que precisam dela também, depois que me casei, achei que isso ia passar, não passou, fui mãe, achei que ia passar (as vezes passa) mas não quero jogar essa responsabilidade para que meu filho esteja sempre disponível para mim, porque é assim que a gente pensa de primeira. Sendo assim, quando estou de "bob" essa sensação me assombra, mas procuro mudar o rumo para esquecer e deixar de lado. Concluindo eu estou aqui, pode contar de verdade!!! Bjsss

Geli, Angie, Angel, Angélica disse...

Ah Flávia!! Fico muito feliz em saber!! Pode contar comigo também! Seu filho vai estar disponível até o momento em que ele encontrar alguém que queira a disponibilidade dele também, rsrsrsrs. Mas, isso vai demorar! Então , aproveite toda a companhia do seu filho!
Beijos

Silvia disse...

Nossa, eu nem vou dizer que ontem eu estava pensando nesse assunto, acordei com isso na cabeça, recebi um e-mail pessoal de uma amiga, abro o seu blog e voilá, eis o assunto do dia! Já tô com medo pq daqui a pouco vão pensar que eu tô te plagiando! =P Mas se você queria criar teorias, está fazendo um bom trabalho comigo pelo menos!

Vocês falaram tudo: disponibilidade! Essa é a palavra chave para uma amizade, não significa gostar das mesmas coisas, sair sempre juntas, mas é confiar no outro, saber que existe um ombro, um colo, um abraço, sem cobranças. Pq amizade não funciona assim. Amigo dá bronca tb, amigo pode morar em outro estado e te ver uma vez por ano, mas você sabe que ele está ali, só ligar. Amigo serve para ouvir, para saber quando mesmo discordando de você tem que te apoiar nos seus erros. Amigo é aquela pessoa que fala para você "Me liga a hora que você quiser" e você sabe que pode realmente a qualquer hora.

As vezes isso é tão complicado para mim, eu sou uma pessoa que gosto de fazer amigos, gosto de ter amigos, gosto de saber que alguém lá pode contar comigo e eu tenho mania de me abrir mais do que devo, de me doar mais do que devo e de me preocupar com outro mais do que comigo. Meu marido diz que eu sou "fácinha, fácinha" =P Minha maior dificuldade é que algumas pessoas criam uma barreira e não percebem as intenções verdadeiras.

Desculpa, eu desabafei aqui, no seu espaço. Obrigada por estar em alguma sintonia bizarra comigo e me proporcionar isso =) Qto aos meus amigos, eu acredito que eu tenho mais de um: são pessoas diferentes, cada um com o seu jeito particular, mas que eu sei que estão lá por mim, sempre! *eu tô me segurando aqui pq o mídia player decidiu colocar a música "Lean on Me" para tocar, conhece?*

Beijocas!

Geli, Angie, Angel, Angélica disse...

Silvia,

Nossa, realmente estamos em sintonia! Isso é ótimo!

Sinta-se a vontade pra desabafar sempre que quiser!

Talvez tenha mais de um amigo também, mas não saiba ou não veja.

Lean on me é uma música maravilhosa. Gosto muito!

beijos!