quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Alma Gêmea??? Comigo não tá!

"Carne e Unha
Alma Gêmea
Bate coração
As metades, da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças, que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo, de vontade
De você!..."Alma Gêmea (Fábio Junior)


Uau! Lindo né?? Não! Oi? Como assim, Angélica Amor Eterno Dantas Apaixonada Araujo Sempre Figueira?

Respondo com duas palavrinhas que descobri há pouco tempo: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Isso mesmo, leitor(a): eu me tornei inteligente! E isso significa que eu não acredito (mais) em alma gêmea (ooooooooooooooooooh)!

Pela primeira vez, depois de 7 relacionamentos em 11 anos, parei pra pensar no porquê de todos os fins dos meus relacionamentos. Sim, recordei de cada um deles (muitos dolorosos, outros nem tanto), lembrei dos diálogos finais (nessa hora as pessoas conversam, né?). A minha conclusão não importa, mas percebi comportamentos repetitivos que se repetem (e perdoem o pleonasmo mas ele é necessário).

Goleman definiu inteligência emocional como:
"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)
 Fonte: Wikipedia
Traduzindo (são minhas conclusões, não possuem base científica ou psicológica): 

1) Identificar os nossos próprios sentimentos - acho que é a coisa mais difícil de fazer. Confundimos tesão, com paixão, com amor. Um dia aprendemos que são bem diferentes.

2) Identificar os sentimentos dos outros - Hahahahahaha! Faz me rir! Como fazer isso num mundo onde as pessoas cada vez mais se escondem, não se comprometem com a verdade e não se preocupam com o sentimento alheio? Eu acredito que se as pessoas conversassem e fossem realmente sinceras MUITOS relacionamentos poderiam ser salvos. Mas, quem realmente faz isso? (Eu curto)

3) Motivação pessoal - leu, Angélica? PESSOAL! A motivação é SUA, não do outro!

4) Gerir as emoções dentro de nós - racionalizar sentimentos. Eu nunca acreditei que era possível, mas é. Basta se perguntar todos os dias o que se passa, o que incomoda e ao responder essas perguntas , eliminar comportamentos ruins e manter os que agradam.

5) Gerir emoções dentro dos relacionamentos - todos os nossos relacionamentos (família, trabalho, amigos, amores) tem que ter como base uma só pessoa: VOCÊ. Eu sou a base de todos os meus relacionamentos. Assim quando alguém não estiver lá (as pessoas vem e vão) não precisarei dizer: Ooops, meu mundo caiu!

Aprendendo:


*Você escolhe a pessoa errada porque espera que ele/ela mude
*Você escolhe a pessoa errada porque se preocupa mais com a química que com o caráter
*Você fica com a pessoa errada porque o homem não entende aquilo que a mulher mais precisa 
*Você escolhe a pessoa errada porque vocês não partilham metas de vida em comum e prioridades
*Você escolhe a pessoa errada porque logo se envolve sexualmente
*Você fica com a pessoa errada porque não tem uma profunda conexão emocional com esta pessoa
*Você se envolve com a pessoa errada porque escolhe alguém com quem não se sente emocionalmente seguro
*Você fica com a pessoa errada porque você não põe todas as cartas na mesa
*Você escolhe a pessoa errada porque usa o relacionamento para escapar de problemas pessoais e da infelicidade
*Você escolhe a pessoa errada porque ele/ela está envolvido em um triângulo

Não existem almas gêmeas. Existem pessoas que possuem afinidades, que se completam, se entendem e são cúmplices. Pessoas que se curtem, se respeitam, se admiram. Pessoas que conversam, que se importam, que se comprometem com a verdade, que não são hipócritas. Pessoas que querem o mesmo que você.

2 comentários:

Flávia disse...

Ufaaa!! Hoje você está inspirada, hein. Amei "Alma gêmea", o nome e sobrenome, hahahaha! E quanto a alma gemêa na vida, huuumm, será que não?! rsrsrs. Bjssss.

Cezar Conde disse...

ALMA FÊMEA!!!

A coisa mais importante da vida?
É a minha vida!
Ela é a minha coisa mais importante!
Com suas cores, suas dores, seus amores, suas flores, seus odores,
Que, dependendo do instante,
Cheiram bem ou cheiram mal.
E que mal há, se o mal cheiro é fruto do esforço de se achar?
E que bem há, se o cheiro bom é falso, por se negar a procurar?
Nossas escolhas são sempre certas,
Mesmo que nossas mentes nos pareçam ou não abertas.
O sofrimento, ou permitimos ou convidamos ou cultivamos,
E na vitimização e na autocomiseração nos esbaldamos.
Quanto mais um tolera mais o outro abusa,
E depois bem infeliz o um ao outro acusa.
O sofrimento é um território desconfortável, mas familiar, não assusta.
O que ameaça mesmo é a mudança,o novo, a plenitude que tanto se busca.
E a alma gêmea existe? É possível encontrar?
Claro que sim,
Num mergulho sem fim
No encontro com nós mesmos.
Tão certo disso, com minha alma,
Gêmea, porque nela me vejo,
Estou no encalço, despido, descalço,
Da minha alma
Fêmea, porque com ela almejo
O simples caminhar de mãos e almas dadas.