terça-feira, 28 de maio de 2013

Shanta o quê??

Shantala... Ah, a Shantala! Como desejei que funcionasse... Como desejei que a minha filha aproveitasse a massagem que eu queria aplicar com todo o carinho do mundo! Não sabe o que é? Leia mais aqui.

Como disse, Luiza teve muita cólica - foram 4 meses de sofrimento: dela e meu  (e do pai dela, também)! Elas surgiram com mais ou menos 20 dias de vida, ficaram críticas por volta dos 2 meses e meio e finalmente acabaram por volta do 4º mesversário da Luiza. Foi barra! De 18:30/20h até 22:30/00:00 nada acontecia na minha casa a não ser choro e mais choro (do bebê e meu); isso quando não acontecia, também, ao longo do dia!

Eu dei chupeta e me arrependi (porquê disseram que dava mais gases e depois desarrependi porquê ganhava alguns minutos de silêncio), eu dei Endorus e não senti diferença, eu dei Luftal e não senti diferença, eu deixei de tomar leite de vaca e derivados e não senti diferença. Aliás, nada que eu fizesse fazia diferença. O que me ajudou foi o secador (de cabelo, se quiser saber mais) e uma bolsa de ervas que colocada no microondas fazia milagres.  O resto foi paciência e muito colinho. 

Antes, porém, de usar a bolsinha eu tentei chá de camomila e de erva-doce e me perdoe o pessoal da antiga, isso não serve pra nada (se eu tiver um segundo filho com cólica não daria). Ah, e tentei a Shantala! Com direito a toalhinha aquecida, óleo natural, mão aquecida e todo o ritual que prometia resolver o problema!

E advinha o que aconteceu?? Luiza chorou mais e mais!! Eu tentava fazer a massagem, com suavidade e carinho e ela chorava e chorava, ai só pegando no colinho pra acalmar e se colocasse na cama de novo lá vinha mais chororó! Eu insisti, sabe? Parecia tão bonito, assistia vídeos no YouTube e via aquelas crianças curtindo, interagindo com a mãe... E Luiza? Interagia também...mostrava uma garganta como ninguém!!

A pediatra da época chegou a cogitar a hipótese de intolerância a lactose e alergia à proteína do leite da vaca. Apesar de Luiza ter muita cólica, não apresentou refluxo, assaduras, diarreia, vômito ou qualquer sintoma que pudesse estar relacionado aos problemas acima. Ela teve cólica e gases e só! Cheguei a ir, por recomendação de uma amiga, no Instituto Fernandes Figueira pois um outro pediatra da Luiza disse que a pega da Luiza no meu seio estava errada e ela estava ingerindo mais ar do que deveria. Adorei o IFF, mas foi difícil fazer a Luiza, que já estava com 1 mês e 22 dias pegar o peito de maneira diferente (até hoje a pega dela é  um pouco errada). Aliás, eu recomendo muito o IFF para dúvidas e incentivo à amamentação.

Infelizmente não há muito o que fazer em relação à cólica nos bebês. Não se sabe ao certo porquê uns tem e outros não, ocorre com primeiros, segundos ou terceiros filhos e tanto em meninas como em meninos. O importante é prestar atenção no bebê pra garantir que o choro é decorrente disso e não de outro problema, uma vez que é muito difícil saber o motivo do choro de um bebê.

A boa notícia é que passa! Enquanto isso, você pode ir tentando as 999 dicas que todo mundo dá quando o bebê está chorando com cólica (e você desejando que o povo vá catar coquinho) e também a tal shantala!

Shanta o que??? Pra mim, não deu!

Um comentário:

Silvia disse...

Eu cheguei a te falar da Lactose pq vi alguns casos de bebês que só tinham cólicas tb e no fim era ligado ao q a mãe comia. E como nessas horas eu acho melhor a gente sugerir algo q possa ajudar, se temos algo, eu falei.

Minha opinião é que sorte que não era IL ou Alergia! Muito mais feliz que seja uma cólica chata do q um bebê com restrições. E tem coisas q a gente não explica mesmo. Você fez o seu melhor - e eu só posso imaginar o seu desespero pq se eu que não sou mãe fico com pena, nem imagino a mãe - mas as cólicas dela eram "teimosas". Que bom q a bolsinha quente ajudou, ajuda para mim até hoje! :)

Beijos!