quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Alma Gêmea??? Comigo não tá!

"Carne e Unha
Alma Gêmea
Bate coração
As metades, da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças, que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo, de vontade
De você!..."Alma Gêmea (Fábio Junior)


Uau! Lindo né?? Não! Oi? Como assim, Angélica Amor Eterno Dantas Apaixonada Araujo Sempre Figueira?

Respondo com duas palavrinhas que descobri há pouco tempo: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Isso mesmo, leitor(a): eu me tornei inteligente! E isso significa que eu não acredito (mais) em alma gêmea (ooooooooooooooooooh)!

Pela primeira vez, depois de 7 relacionamentos em 11 anos, parei pra pensar no porquê de todos os fins dos meus relacionamentos. Sim, recordei de cada um deles (muitos dolorosos, outros nem tanto), lembrei dos diálogos finais (nessa hora as pessoas conversam, né?). A minha conclusão não importa, mas percebi comportamentos repetitivos que se repetem (e perdoem o pleonasmo mas ele é necessário).

Goleman definiu inteligência emocional como:
"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)
 Fonte: Wikipedia
Traduzindo (são minhas conclusões, não possuem base científica ou psicológica): 

1) Identificar os nossos próprios sentimentos - acho que é a coisa mais difícil de fazer. Confundimos tesão, com paixão, com amor. Um dia aprendemos que são bem diferentes.

2) Identificar os sentimentos dos outros - Hahahahahaha! Faz me rir! Como fazer isso num mundo onde as pessoas cada vez mais se escondem, não se comprometem com a verdade e não se preocupam com o sentimento alheio? Eu acredito que se as pessoas conversassem e fossem realmente sinceras MUITOS relacionamentos poderiam ser salvos. Mas, quem realmente faz isso? (Eu curto)

3) Motivação pessoal - leu, Angélica? PESSOAL! A motivação é SUA, não do outro!

4) Gerir as emoções dentro de nós - racionalizar sentimentos. Eu nunca acreditei que era possível, mas é. Basta se perguntar todos os dias o que se passa, o que incomoda e ao responder essas perguntas , eliminar comportamentos ruins e manter os que agradam.

5) Gerir emoções dentro dos relacionamentos - todos os nossos relacionamentos (família, trabalho, amigos, amores) tem que ter como base uma só pessoa: VOCÊ. Eu sou a base de todos os meus relacionamentos. Assim quando alguém não estiver lá (as pessoas vem e vão) não precisarei dizer: Ooops, meu mundo caiu!

Aprendendo:


*Você escolhe a pessoa errada porque espera que ele/ela mude
*Você escolhe a pessoa errada porque se preocupa mais com a química que com o caráter
*Você fica com a pessoa errada porque o homem não entende aquilo que a mulher mais precisa 
*Você escolhe a pessoa errada porque vocês não partilham metas de vida em comum e prioridades
*Você escolhe a pessoa errada porque logo se envolve sexualmente
*Você fica com a pessoa errada porque não tem uma profunda conexão emocional com esta pessoa
*Você se envolve com a pessoa errada porque escolhe alguém com quem não se sente emocionalmente seguro
*Você fica com a pessoa errada porque você não põe todas as cartas na mesa
*Você escolhe a pessoa errada porque usa o relacionamento para escapar de problemas pessoais e da infelicidade
*Você escolhe a pessoa errada porque ele/ela está envolvido em um triângulo

Não existem almas gêmeas. Existem pessoas que possuem afinidades, que se completam, se entendem e são cúmplices. Pessoas que se curtem, se respeitam, se admiram. Pessoas que conversam, que se importam, que se comprometem com a verdade, que não são hipócritas. Pessoas que querem o mesmo que você.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Paqueté, Paquití, Paquetó, Paquetú, Paquetá!

O post da minha amiga maisamadadetodas lembroume-me de Paquetá. Conhece Paquetá? Pergunto, porquê 10 entre 11 pessoas fazem carinhadenãotôgostando quando ouvem esse nome. Pra você que não conhece Paquetá, eu digo: "não sabe o que tá perdendo" e pra você que torce a cara eu digo: "##$#%****@@@¨¨¨¨$" (paz do Senhor, porquê eu sou um ser espiritualizado).

Paquetá é um ilha pequenina que fica na Baía de Guanabara. Quando eu era pequenina, também (ou ainda), passei muitos e muitos fins de semana lá. Mãe, pai, eu e irmão do meio (não tinha ainda o menor), alguma amiga, iamos lá e faziamos pequiniques na praia (ok, não é bem uma praia...), andávamos de pedalinho, subíamos em árvores, ralávamos os pés, os joelhos e os cotovelos e eu adorava! Paquetá lembra a minha infância (porquê eu tive uma). A última vez que fui em Paquetá eu tinha 12 anos e se você me conhece faz ai as contas de quanto tempo faz!

Em Paquetá todo mundo anda de bicicleta, usa chinelos e vive sossegado. Durante muito tempo ficou jogada e esquecida até que resolveram revitalizar a Ilha. Isso há uns 4/5 anos atrás, e naquela época eu disse que voltaria. Não voltei. Agora com o Vale Viagem, quem sabe? (tem que ler o post da amigamaisamada pra entender).


Em Paquetá tem uma pedra chamada Pedra dos Namorados. Eu sempre ria dessa pedra. Diz a lenda que se você tacar três pedrinhas de costas e pelo menos uma não cair é certeza de ter um amor correspondido. Uma vez uma amiga mais romanticazinha tacou e cairam todas. Eu resolvi nem tacar, até porquê naquela época eu era sensata e não acreditava nessas coisas (rsrsrsrsrsrs). 

Crescemos, somos apresentados a coisas maiores e melhores. Depois de Paquetá, conheci muitos lugares lindos, maravilhosos, fantásticos e espetaculares.  Mas, posso falar? Eu quero voltar à Paquetá. Rimou! Ha!


Obs: Eu e amiga maisamadadetodas estamos combinando um pequinique (que aliás já está sendo combinado há um bom tempo). Será que sai? Pequinique em Paquetá, com gosto de infância (amiga maisamada também passeava por lá)... só que a gente leva vinho, afinal hoje somos meninas grandes!

Obs2: Quer saber mais sobre a Ilha? Clique aqui.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Segredinho

"Ninguém pode mostrar tudo o que tem, as entregas e revelações. Tem que ser feito aos poucos. Isso serve na capoeira, na família e na vida. Há momentos que não podem ser divididos com ninguém e nestes momentos existem segredos que não podem ser contados à todas as pessoas." Mestre Pastinha - Capoeirista (1980)

Há muito mais em mim do que palavras poderiam tentar descrever. Se nem eu sei tudo sobre mim, como poderiam os outros saber? Minha vida é, de certa forma, um livro aberto. Mas, como nenhum livro bom é escrito em pouco tempo, ainda há muitos capítulos por vir e tantos outros que ficaram pra trás.

Compartilhar um momento da minha vida, certamente não é compartilhar a minha vida. Não é me conhecer e muito menos me desvendar. 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Xurumelei

Eu sei que eu disse que só viria depois do Festival. Só que eu precisava contar isso pra alguém que não vai rir de mim (Blog querido!).

Nem é engraçado mas é que eu super estou decepcionada. Decepcionadíssima! Por quê????

Bem, eu já disse que tenho uma coisa assim forte com as palavras, não?? Tenho certeza que já. E eu gosto de palavras velhas e esquisitas, tipo jururu, banzé, supimpa, batuta, borocoxô, patife, pindaíba, larápio, despautério, baderna e por aí vai.

Só que eu tenho uma predileção pela palavra xurumela e acabei de descobrir que xurumela não é uma palavra, pelo menos não reconhecida pelo pai dos burros e desorientados (o dicionário). Em algum lugar li que significa conversa fiada. Conversa fiada??? Conversa fiada é o que eu escrevo aqui! Eu jurava que xurumelas eram algo tipo lamentações. Lamentação é a mesma coisa que conversa fiada??

Ah quer saber? Xurumelas são lamentações e tenho dito! Não tá no dicionário pode ser o que eu quiser, não?

E não me venha com xurumelas!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dois mundos

Eu estou tão cansada. Por quê fui inventar de trabalhar nesse Festival? Não é nada do que eu achava, eu não combino com aquele lugar...  Estou exausta: emocionalmente exausta, psicologicamente esgotada. Fisicamente nem tanto, sempre fui de trabalhar, trabalho não me assusta! Graças à Deus (disso eu me orgulho)!

Eu vivo em dois mundos. Um onde estou bem (e realmente estou) e outro onde o caos domina. Transito entre os dois com muita facilidade. Estou instável, vario entre a felicidade e a tristeza num piscar de olhos.

Mas, como estava dizendo, estou muito cansada.  Toda essa confusão pode estar estressadamente potencializada por essa exaustão que sinto. Pode ser uma fase. Não se julga ninguém por um momento.

Por esse motivo, só volto aqui depois que acabar esse Festival! Beijos

sábado, 12 de novembro de 2011

Descobrir quem se é, é uma viagem sem fim

Oi, meu nome é Angélica, tenho 31 anos. Hahahahaha, isso todo mundo sabe. Conte algo novo.

Meu nome é Angélica, sobrenome Confusão, do signo Impaciência, ascendente em Interrogação.

Minha vida se tornou um grande ponto de interrogação. Perguntas do tipo onde? como? por quê? quando? me assombram por toda parte.

Eu me descobri solteira depois de 11 anos emendando (ou colecionando) relacionamentos e isso tem me deixado confusa. Muita gente pode achar que isso é bobagem, mas pra mim não é. Nunca fui solteira, não depois que comecei meu primeiro relacionamento sério (aos 20 anos de idade). Não estou sozinha (o que é diferente de estar solteira), mas me sinto assim. Não sei se sinto falta de um relacionamento ou do conforto que é dizer que eu tenho alguém. Meus relacionamentos, quando acabam, sempre me deixam confusa e talvez por isso eu sempre queira emendar um no outro.

Nisso já há um problema, quando estou sozinha fico confusa o que me leva a crer, com 100% de certeza, que o problema está em mim (jura?). Juro. Quando fico frente a frente comigo, não sei o que fazer. Não sei quem é essa pessoa que não sabe o que fazer quando não há outra pessoa ali pra guiar.

Eu sei , o post está cada vez mais confuso. Mas, esse post é meu e eu estou confusa. Eu tenho tentado de todas as formas silenciar isso dentro de mim, mas não dá. É como um relógio, insistentemente tictaqueando e me deixando mais e mais confusa. Quem sou eu? O que eu quero da vida?

Eu quero ser feliz. Eu quero não perder tanto tempo pensando em ser feliz. Eu quero acordar e não ter que me preocupar com o que será do meu dia. Eu nunca sei como será o meu dia. O que eu vou fazer hoje? Devo esperar algo acontecer? Algo tem que acontecer?

Não se deve esperar nada, mas como é fazer isso? Como é não esperar? Eu choro, e choro muito. Ninguém sabe quantas interrogações eu levo no meu coração. Presumem que eu estou bem. Pareço bem. Acho que não externalizo muito a minha confusão. Só quem me conhece muito pode imaginar o que se passa dentro de mim.

Me pressionam. Eu não gosto de ser pressionada. Tenho medo de não atingir a expectativa alheia. Tenho 31 anos, tantos sonhos não realizados. Tanta coisa que eu já gostaria de ter e não tenho. E dá medo. E dá um frio na barriga que é asssustador. E esse medo me confunde mais. Dizem que é pra eu ter calma, porque tudo tem a sua hora. Mas eu não vejo nada. Me sinto vazia. Tenho medo de voltar a sonhar. Prefiro me recolher. E esse recolhimento me deixa confusa.

Eu quero rir disso tudo. Sei que o caminho pode ser longo. E eu quero aprender. Quero me sentir orgulhosa, de ser quem eu descobrir que sou.

É, caro(a) leitor(a), confusão é pouca coisa. Eu tô um caos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Desabafo

Eu sou legal. Acho.
Eu sou compreensiva. Acho.
Eu sou dedicada. Acho.
Eu sou carinhosa. Acho.
Eu sou bonita. Acho.
Eu sou simpática. Acho.
Eu sou espirituosa. Acho.
Eu sou divertida. Acho.
Eu sou inteligente. Acho.
Eu sou sincera. Tenho certeza.

Eu tô azeda. É um misto de cansaço, impaciência, ansiedade e confusão.

E antes que me pergunte, não é pra você. Você é uma parte boa nisso tudo.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tempestade num copo d´ água

Minha mãe voltou hoje pra Caracas, mas antes de ir disse: "Angélica, minha filha, quando você vai aprender a não levar a vida assim tão à sério? Relaxe que tudo vai acontecer melhor do que você espera."

Sabe de uma coisa? Mamãe tá certa! Eu preciso aprender o significado do verbo relaxar, do verbo esperar e do substantivo paciência. 

Dica do dia: esqueça tudo e viva sem pensar qual a música que está tocando. Um dia perceberá que está dançando. E só.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Tem certas coisas que eu não sei dizer

Ou talvez não queira. Bloqueou, sabe? Nunca sei o que pensar, nunca sei como agir. "Teus sinais me confundem da cabeça aos pés". Mas, acho que não te devoro. Eu quis fugir. Ensaiei a fuga. Arrumei o meio. E quem disse que eu fugi? A única coisa que consegui foi fugir de mim mesma. Eu ando exausta. Tá difícil me encontrar. 

Eu queria muito saber o que você quer de mim. Sinceramente acho que nem você sabe o que quer de você, o que dirá de mim. Mesmo assim, enquanto isso (ou enquanto eu não achar que já me bastou) vou te dar o meu melhor porquê aprendi que isso é o que se faz.

É amizade? Por mim seria. Ou seria isso também. Acho que eu seria tudo. Mas, bloqueou, sabe?